Como o Jogo de Ender previu uso de tablets nas salas de aula.

glow2
A nova seria da Netflix, é uma poderosa mensagem de aceitação embrulhada em um pacote de luta livre
junho 24, 2017

Como o Jogo de Ender previu uso de tablets nas salas de aula.

thumbnailImage

3 coisas chamam atenção ao ler: o uso e a concepção da tecnologia na época, o grau em que o bullying e o poder desempenhavam o enredo e a maneira como as táticas e estratégias militares eram usadas.

Os pontos óbvios são o uso da tecnologia no cotidiano: os alunos aprenderam e interagiram uns com os outros através de mesas ( como o conceito inedito de tablet é chamaod no viltro). Lendo o livro apenas algumas semanas atrás em um iPad, fiquei impressionado com a morte no cartão Conceitualizado do uso de computadores portáteis: os estudantes os trazem um ao outro, enviam e recebem mensagens, lêem, escrevem e aprendem suas lições sobre algo que poderia ser facilmente um iPad ou computador similar.

Mais do que os objetos físicos com os quais os personagens interagem (afinal, computadores pequenos e portáteis foram utilizados em romances de ficção científica há anos), a maneira como eles interagem uns com os outros também foi surpreendentemente familiar: a internet. Alguns dos detalhes estão ligeiramente desativados, como o grau em que as pessoas podem ser restritas ao acesso a determinados conteúdos, mas o que o Cartão descrito em 1985 com a ascensão de Peter e Valentine ao poder é idêntico ao dos blogueiros e as habilidades às quais eles podem falar opiniões por conta própria, em vez de expressar as opiniões de uma grande organização.

O que o Card parece ter feito foi conceituar a tecnologia não, mas como as pessoas fazem para interagir um com o outro independentemente de como eles estão conectados. A introdução da internet, das mídias sociais e dos meios de comunicação interativos não modificou fundamentalmente a forma como fazemos as coisas, mas representa uma expressão natural da tecnologia e das interações humanas.

É interessante ler o livro depois de ver o surgimento de mudanças tão importantes do nível do solo. Em 2001, vi o poder das notícias, observando as manchetes mudarem durante o 11 de setembro, e novamente com a explosão de atividade após o assassinato de Osama Bin Laden no Twitter. A leitura da estratégia de Peter e Valentine para fortalecer o apoio durante momentos políticos incerto lembra fortemente as pessoas muito notáveis na mídia hoje: blogueiros políticos que capturam uma audiência significativa e têm quem tem a capacidade de empurrar sua própria agenda para resolver problemas que eles vêem.

O uso e a conceptualização foram um dos destaques surpreendentes do Ender’s Game, que eu não lembrei ou esperava prontamente ao retornar à história, mas foi bem-vinda. Embora a ficção científica tenha mais problemas quando se trata de prever o futuro do que predições precisas, o Card certamente obteve uma parte importante de nossas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *